Hoje irei falar sobre Creusa, personagem da atriz Juliana Paes em ‘América’, a novela foi escrita por Glória Perez e dirigida por Jayme Monjardim, estreou no horário nobre da Rede Globo no dia 14 de março de 2005 e teve seu último capítulo no dia 5 de novembro de 2005, totalizando 203 capítulos.
Creusa
É uma beata sem religião definida. Gosta de missas, cultos... Onde houver uma manifestação religiosa, ela está lá posando de fiel, reprovando o comportamento das pessoas e pregando lições de moral. Mas tudo isso é falsidade, ela gosta mesmo de seduzir homens que não conhece e viver aventuras. E a cada aventura torna-se mais severa, rígida e mais aparentemente beata. É do tipo que seduz pela aparência do recato e não pela exposição das formas.
Creusa é uma mulher totalmente sensual e ninfomaníaca (significado desta palavra você encontra no final desta coluna, no diciónario cultural ‘Bastidores da TV’), vestida de crente, enganou a todos, falando que era virgem e serva de Deus. Ela foi para a cama com quase todos os homens da novela, inclusive ia sempre com Tião no meio das palhas e dos matagais.
Durante a trama Creusa até se casa com Feitosa mas, nos últimos capítulos da trama, Diva, mãe de Feitosa flagra Creusa com outro homem em sua própria casa, o flagrante só acontece porque Feitosa e Diva chegaram mais cedo de surpresa de uma viagem, Creusa fez a festa enquanto estava sozinha em casa mas, a festa durou pouco e logo quando Diva e Feitosa chegaram de viagem tiveram a surpresa desagradável, Feitosa ficou na venda do Gomes se divertindo enquanto Diva foi passar em casa para avisar a Creusa que eles já haviam chegado, quando Diva entra em casa e ve Creusa vestida em roupas sensuais, fazendo strip-tease para um homem que ela nunca viu na vida, bem no meio da sala ela dá um grito de horror, chocada Diva acusa a nora de ser pervertida, mentirosa, infiel, safada, tudo que é nome, Diva arrasta Creusa até a venda de Gomes onde a vizinhança toda está reunida para o famoso tutu.
Diva exibe Creusa em seus trajes chamativos e grita: “Era tudo mentira! As novenas, a igreja! Isso é uma pegadora! Saía na rua pra pegar homem, não era pra rezar não! Beata falsificada! Se vestia desse jeito pra enganar todo mundo! Na nossa casa, Feitosa! No nosso sofá! Na cama em que vocês dormiam!”.
Creusa não se incomoda e assume que faz isso mesmo porque gosta, e ainda chama a sogra de “Jararaca! Fuxiqueira! Cobra!”. Nessa parte todo mundo gosta de ouvir porque realmente a sogra merecia.
Dicionário Cultural ‘Bastidores da TV’: Ninfomania é o ato de espontaneamente apresentar um nível elevado de desejo e de fantasias sexuais, aumento de frequência sexual com compulsividade ao ato, controle inadequado dos impulsos e grande sofrimento, também pode ser chamada de Desejo Sexual Hiperativo (DSH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário